Quem algum dia precisou já não viaja mais sem ele. Estou falando do seguro viagem, um item indispensável para todos os viajantes prevenidos, principalmente em viagens internacionais. Porque se acontecer algum imprevisto enquanto você estiver viajando, a despesa e a dor de cabeça vão ser muito maiores se você não tiver contratado primeiro um seguro viagem.

Eu achava que o seguro de viagem era uma despesa a mais no meu orçamento e que era desnecessário. Só mudei de idéia quando comecei a viajar para o exterior, até porque o seguro viagem é necessário para poder entrar em vários países (mais detalhes abaixo). Ficava sempre aquela sensação de dinheiro jogado fora. Até que…

Um dia aconteceu comigo. Ainda bem que não foi nada muito grave, mas uma dor de cabeça certa. Eu ia voar de Newark para São Paulo. Malas despachadas, tudo pronto e veio o aviso: vôo cancelado. A única opção era viajar no dia seguinte.

A companhia aérea ia providenciar a estadia, alimentação, etc, certo? Mais ou menos. O hotel que a companhia aérea providenciou ficava no meio da estrada, sem nenhum restaurante por perto. Os poucos restaurantes que faziam entregas no hotel não aceitavam os vouchers de alimentação que nós recebemos.

Resultado: além do táxi até o hotel (porque a fila do shuttle era interminável), tive que pagar do meu bolso o jantar daquela noite e ainda o café da manhã e o almoço do dia seguinte. Sorte minha que dessa vez eu tinha um seguro de viagem. Depois de chegar ao Brasil, enviei todos os recibos para a seguradora e eles me reembolsaram as minhas despesas integralmente.

Situações como essa acontecem com frequência. Nesse caso, nem foi tão ruim assim, apesar da inconveniência. Pior foi quando eu quebrei um dente em Nova York e a conta ficou em 450 dólares. Isso foi lá em 2002 e na época eu achava que contratar seguro viagem era o mesmo que jogar dinheiro fora.


Aventura

Neste post, vamos explicar da maneira mais simples possível o que é um seguro viagem, como ele funciona e como você pode contratar um. Vale a pena ler tudo com calma, principalmente se você tem dúvidas sobre seguro de viagem. Continue lendo…

1. O que é o seguro viagem?
2. Quem precisa de um seguro viagem?
3. Seguro obrigatório pra quem vai pra Europa
4. Como funciona o seguro viagem?
5. Como contratar um seguro viagem?
6. Os melhores seguros de viagem de 2018
7. Quanto custa um seguro viagem?
8. Dúvidas sobre seguro viagem?

 

1. O que é o seguro viagem?

O seguro viagem é um tipo de seguro que você contrata quando vai viajar e que lhe dá algumas garantias em caso de algum problema, acidente ou emergência durante a sua viagem. As coberturas do seguro viagem estarão previstas no seu contrato e vão variar de acordo com o plano que você escolheu.

Em geral as coberturas de um seguro viagem incluem o seguinte:

  • Assistência médica em casos de doenças ou acidentes: é como se você tivesse um plano de saúde temporário, durante o tempo em que você estiver viajando. E pode cobrir também os medicamentos necessários.
  • Assistência odontológica: em caso de emergência, o seguro viagem pode cobrir despesas com dentista.
  • Indenização em situações específicas como cancelamento de vôo e perda de bagagem.
  • Apoio em outras situações imprevisíveis como eventuais problemas jurídicos e traslado de corpo, em caso de morte.

Após contratar o seguro viagem, você vai receber (geralmente por email) o seu cartão de segurado e o contrato, onde vão estar especificados os detalhes de cada uma das coberturas e o período de validade do seguro. O seguro será válido somente durante a sua viagem.

 

2. Quem precisa de um seguro viagem?

Resposta rápida: todo viajante bem precavido. Sério, o seguro viagem é um investimento  que deve fazer parte do orçamento da sua viagem, assim como as passagens, a hospedagem, os transfers, etc. É um gasto pequeno, principalmente se for comparado às despesas que você teria se houvesse algum imprevisto.

Seguro viagem é ainda mais importante para quem vai ficar muito tempo fora, como no caso de alguém que vai estudar no exterior. Quem vai fazer intercâmbio também não deve se esquecer de contratar um seguro viagem com uma boa cobertura médica e que seja válido por todo o tempo em que estiver fora.

Sem falar em praticantes de esportes radicais. Também existem seguros de viagem específicos para vocês. Por isso é importante informar à seguradora qual a natureza da sua viagem, para garantir as coberturas que você precisa.

 

3. Seguro de viagem obrigatório na Europa

E se você estiver planejando viajar para a Europa, atenção: os 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil Euros.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça. Outros países como Cuba e Austrália também fazem exigências parecidas.

Para quem vai viajar dentro do Brasil, o seguro viagem também é importante, principalmente se você não tiver plano de saúde. É claro que a gente nunca espera que alguma coisa dê errada durante a nossa viagem. O seguro viagem é contratado por precaução. Tomara que você nunca tenha que usar, mas, se precisar, é melhor ter.

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email semanalmente. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.

 

4. Como funciona o seguro viagem?

Os seguros de viagem funcionam em um sistema de reembolso: você paga do seu próprio bolso as despesas que tiver com o imprevisto. Quando voltar para casa, você entra em contato com a seguradora, envia todos os recibos e a segurador faz o reembolso, dentro dos limites que constam no contrato.

Existem também as chamadas assistências de viagem, que funcionam diferente: a seguradora vai informar a você um local onde você receberá o atendimento. Você não vai precisar desembolsar nada. O pagamento é feito pela seguradora diretamente ao hospital ou médico indicado por eles.

Isso é importante estar claro no momento em que você contrata um seguro viagem. Hoje em dia, muitos seguros viagem são na verdade um combo de seguro viagem e assistência viagem. Essa opção é a ideal, para que você possa ter uma flexibilidade maior no caso de precisar de atendimento.

E se você precisar acionar o seguro? Primeiro entre em contato com a seguradora. Ligue para o número de telefone fornecido pela seguradora e eles vão te indicar qual o melhor procedimento na sua situação. Eles poderão indicar o hospital ou médico mais próximo, dentistas que atendam emergências, além de lhe ajudar a resolver imprevistos, como bagagem extraviada, por exemplo. A seguradora é quem vai lhe instruir em como proceder.

Mas e se o caso for urgente e não der pra ligar pra seguradora primeiro? Nesse caso, você deve procurar o atendimento médico de urgência e, assim que puder, entrar em contato com a seguradora para que eles possam assumir o seu caso e verificar todos os procedimentos necessários.

Você pode pedir a alguém que entre em contato com eles por você. Por isso é bom ter sempre uma cópia do cartão ou do contrato com fácil acesso ou então deixar com alguém de confiança que esteja viajando com você ou até em casa.

Foi o caso de um rapaz que estava hospedado no hostel em que eu trabalhava. Ele estava viajando sozinho e precisou ser levado de ambulância para o hospital. Daí ele entrou em contato com a mãe pelo celular e foi ela quem comunicou à companhia seguradora. O seguro então resolveu tudo diretamente com o hospital.

 

5. Como contratar um seguro viagem?

Você vai poder contratar o seu seguro de viagem online, diretamente no site da companhia seguradora de sua preferência. Mas essa nem sempre é a melhor opção, porque os preços podem não ser os melhores.

Outras maneiras de contratar o seguro viagem:

  • Em agências de turismo, muitas vezes já incluído em um pacote de viagem. Apesar de estarmos vivendo na era digital, a gente ainda encontra agências de turismo, principalmente no Brasil. Mas atenção: fique de olho no preço que eles cobram pelo seguro! Pode ser que você encontre planos mais baratos online.
  • Através da companhia aérea ou naqueles sites de reservas de passagens, onde é comum que outros produtos sejam oferecidos, dentre eles o seguro de viagem. Mais uma vez, fique de olho nos preços.
  • Em bancos que oferecem seguros.
  • Através do seu cartão de crédito. Muitos cartões inclusive já vêm com seguro viagem, mas as coberturas costumam ser muito limitadas.
  • Em um site de buscas especializado em seguros de viagem, como o Seguros Promo. Aliás, isso é o que eu faço hoje. Eu cansei de ficar pesquisando preços em vários sites diferentes. De alguma maneira, eu reparei também que fica mais barato contratar o seguro viagem pelo Seguros Promo. Mais detalhes a seguir.

Mas antes de contratar o seu seguro de viagem, veja o que você precisa levar em conta:

1. Quais as coberturas oferecidas? Os valores estão dentro da realidade? Por exemplo, R$2.000 seriam suficientes para uma eventual ida ao dentista no seu local de destino? Eu sei que é difícil saber. É bom pesquisar antes na internet pra se ter uma idéia. Na dúvida, escolha um plano com cobertura maior.

2. A empresa tem planos diferenciados, dependendo da natureza da sua viagem? A viagem é por meio aéreo, terrestre ou marítimo? Pra onde você vai? Europa, Estados Unidos, Brasil? É viagem a lazer, negócios, intercâmbio? Uma boa seguradora deve ter um produto para cada tipo de viagem, pra você não pagar mais por algo que não precisa.

3. O atendimento é em Português? 24 horas? Vai ser fácil entrar em contato com a seguradora se você estiver no exterior? A empresa tem chat online? Certifique-se de que você pode entrar em contato com a empresa de maneira fácil e rápida, pra não ter mais aborrecimentos na hora em que você mais vai precisar de ajuda.

4. E o preço que você vai pagar pelo seguro viagem? O prêmio é justo pela cobertura que o plano oferece? Pesquisar é a palavra de ordem.

5. E os reviews? Quem já usou, aprovou? Seguro é o tipo da coisa que você só vai descobrir se é bom mesmo quando for precisar usar. Então fica a dica: pesquise na internet e veja a opinião de quem já precisou acionar a seguradora.

 

6. Os melhores seguros de viagem de 2018

O primeiro seguro viagem que eu contratei foi pela Allianz. Foi em uma viagem para Cancún, saindo de Nova York. Comprei através do site onde reservei as passagens aéreas, sem pesquisar preços nem nada. Não tive problemas com a viagem, então não precisei usar o seguro.

Depois comecei a pesquisar em fóruns e blogs de viagem e descobri o Seguros Promo. Desde então venho usando o site deles para encontrar o seguro de viagem mais adequado quando vou viajar. Uma das vantagens é que eles trabalham com várias bandeiras, o que dá várias opções de coberturas e preços. Continue lendo…

Seguros Promo

O Seguros Promo oferece seguros de viagem das seguintes seguradoras: Assist Card, SulAmerica, GTA, Travel Ace, Affinity, April Coris, Intermac e Assist Med.

Cada uma dessas seguradoras tem seus próprios planos, com coberturas variadas e preços também variados. Dentre elas, a Assist Card se destaca, principalmente pelo ótimo atendimento. Em uma pesquisa feita pelo site Melhores Destinos, a Assist Card estava entre os seguros mais contratados e mais bem avaliados entre os leitores daquele site.

Depois de escolher o melhor plano de seguro viagem para o seu caso no site do Seguros Promo, você pode contratá-lo no próprio site. A apólice chega por email. Eu recomendo que você imprima a apólice e traga com você durante a sua viagem.

Outras vantagens do Seguros Promo:

  • Preços mais baixos: o Seguros Promo negocia preços exclusivos diretamente com as seguradoras.
  • Pagamento facilitado: o pagamento pode ser parcelado sem juros. Também é possível comprar com boleto bancário, e, nesse caso, a gente ainda tem 5% de desconto.
  • Cancelamento sem custos: é possível cancelar o seguro até dois dias úteis antes do embarque e o reembolso é total.
  • Atendimento em Português: todas as seguradoras com quem o Seguros Promo trabalha oferecem atendimento em Português, 24 horas por dia.

Também é bom saber que as seguradoras parceiras do Seguros Promo aceitam ligação a cobrar do exterior. Além disso, você vai poder escolher entre usar o seguro como assistência viagem (usando a rede credenciada pela seguradora), ou como um seguro viagem (quando as suas despesas são reembolsadas), como já explicamos acima.

Dica: Visitantes do MeuHostel têm desconto de 5% na compra de um seguro viagem pelo Seguros Promo. Use o cupom de desconto: MEUHOSTEL5Faça uma cotação e veja as suas opções de seguro viagem aqui:

Assist Card Long Stay: seguro para viagens de longa duração

Você pretende passar um longo período fora do Brasil? Se a resposta for sim, então o Seguro Viagem Long Stay da Assist Card pode ser o ideal para você.

A Assist Card possui dois planos diferentes para viagens de longa duração: o LONG STAY DAILY, que é para viagens de 61 a 364 dias, e o LONG STAY ANUAL, para uma viagem que vai durar pelo menos 365 dias consecutivos.

Os planos de Seguro Viagem Long Stay possuem coberturas de 35.000 a 250.000 dólares e podem ser contratados por pessoas com até 120 anos, conforme plano escolhido. Porém, para viajantes com idade superior a 74, há um acréscimo de 50% sobre o valor do produto. Além disso, os seguros são válidos em todos os países do mundo, inclusive naqueles que integram o Tratado de Schengen que citamos acima, desde que atendam a cobertura mínima de 30 mil Euros.

O seguro oferece atendimento via aplicativo, chat disponível 24h por dia, todos os dias da semana e reembolso online. Outra vantagem é que você não precisa comprovar ser um estudante para contratar este seguro. Então, se você deseja fazer uma viagem de longa duração, mas não vai realizar um intercâmbio, esse plano é a opção ideal.

Os planos da Assist Card também podem ser contratados pelo Seguros Promo. Você pode fazer uma comparação online das coberturas do Seguro Viagem Long Stay da Assist Card e escolher aquela que melhor se encaixa em sua viagem e ao seu perfil de viajante.

Opção de seguro viagem para aventureiros: World Nomads

Se você tem um espírito, digamos, mais aventureiro, ou se você curte esportes mais radicais, então o seguro de viagem da World Nomads pode ser o mais indicado. Eu nunca usei, mas conheço quem já usou e gostou.

Em uma rápida pesquisa, vi que os preços são comparáveis a outras seguradoras mais conhecidas. O diferencial é que o seguro deles cobre mais de 180 “atividades de aventura”, que vão desde esqui até mergulho. Vale a pena conferir aqui.

 

7. Quanto custa um seguro viagem?

Para saber quanto vai custar o seu seguro viagem, você terá que fazer uma cotação no site do Seguros Promo. O preço do seguro, chamado de prêmio, vai depender de vários fatores:

  • Qual o seu destino? A viagem é nacional ou internacional? Vai pra Europa ou Estados Unidos?
  • Quanto tempo de viagem? Quais as datas de ida e volta?
  • A viagem é por via aérea, terrestre ou marítima?
  • Qual o motivo da viagem? Turismo, negócios ou intercâmbio?
  • Quantas pessoas estão viajando? Qual a idade delas? Alguma gestante?
  • Qual a cobertura desejada?

O importante é lembrar que o seguro viagem é um investimento mínimo que a gente deve fazer antes de viajar, pra não correr o risco de ter que arcar com despesas surreais em caso de alguma emergência.

Em Nova York, por exemplo, sem um seguro viagem, você ia ter que pagar, em média, 125 dólares por uma visita médica e 304 dólares por uma visita ao dentista (okcopay.com). Isso sem contar exames, ambulância, medicamentos, etc.

Veja porque vale a pena viajar com um seguro viagem. Faça uma cotação no site do Seguros Promo.
Veja porque vale a pena viajar com um seguro viagem. Faça uma cotação no site do Seguros Promo.

 

8. Dúvidas sobre seguro viagem?

O seguro viagem é válido a partir de quando?

As datas do período de cobertura do seguro viagem estarão determinadas no seu contrato. O seguro é válido desde o primeiro embarque até a data do seu último desembarque. Dica: Para evitar problemas com atraso de vôos na volta, por exemplo, nós sugerimos contratar o seguro por pelo menos um ou dois dias a mais.

Quando vou receber o reembolso das despesas?

Via de regra, o prazo máximo para o reembolso é de 30 dias após a seguradora receber todos os documentos necessários. Na minha experiência, o reembolso demorou bem menos, cerca de duas semanas.

Quais comprovantes de seguro preciso levar comigo?

É importante levar o contrato com você, impresso ou no seu celular, laptop ou email. Impresso é melhor, porque você talvez tenha que apresentar na imigração do seu destino, além de ser mais fácil o acesso. Alguns seguros enviam por email também um cartão de segurado, que também é bom imprimir.

Existe seguro viagem para cruzeiro?

Sim. muitas seguradoras oferecem planos específicos para cada tipo de viagem, incluindo cruzeiros marítimos.

Perdi minha bagagem. O que faço?

Caso você tenha despachado sua bagagem não a tenha recebido no seu destino, você deve primeiramente procurar o balcão da companhia aérea e preencher o formulário de reclamação P.I.R. (Property Irregularity Report). Depois de registrar a perda da bagagem, entre em contato com a sua seguradora.

Preciso de um médico ou dentista. Como faço?

Nesse caso, você terá que ligar para o telefone que consta no seu certificado. Um atendente especializado em emergências irá identificar seu problema e dar o encaminhamento mais apropriado para a solução mais rápida. Em caso de emergência, procure imediatamente o serviço necessário (hospital, clínica, dentista, etc), e tão logo seja possível, entre em contato com a sua seguradora para que eles lhe auxiliem nos procedimentos adequados.

Perdi meus documentos. O que fazer?

Normalmente, é necessário registrar um boletim de ocorrência junto às autoridades locais (polícia). Em seguida, você deverá visitar o Consulado ou Embaixada brasileiros mais próximo, se você estiver no exterior. Busque orientações com a sua seguradora sobre como proceder para regularizar sua situação.

Viajar com seguro viagem é apenas uma das nossas dicas. Veja mais no nosso post: Tudo O Que Você Precisa Para A Sua Viagem.

E você? Já precisou usar o seguro viagem alguma vez? Como foi a sua experiência? ajude a nossa comunidade, conte tudo nos comentários abaixo.

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email semanalmente. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.