Já ouviu falar de percevejos? Se não fosse pela música da pulga e do percevejo, eu não teria nem ouvido falar deles.

Percevejos são pequenos insetos de coloração marrom-avermelhada, parecidos com carrapatos, que se alimentam de sangue e adoram morar em colchões e móveis de madeira. Depois de ficarem sumidos por muito tempo, não é que eles voltaram com força total?

O percevejo se reproduz rapidamente e dá muito trabalho para ser eliminado. As picadas são mais do que inconvenientes (principalmente para os alérgicos a picadas de inseto). Mas o maior perigo é levar o percevejo nas roupas ou nas malas e acabar infestando outros lugares ou até a sua própria casa.

A gente pode encontrar percevejos em hostels e hotéis?

Percevejo: inseto que pode ser encontrado em hotéis, hostels e até em cinemas e lojas.
Percevejo: inseto que pode ser encontrado em hotéis, hostels e até em cinemas e lojas.

Percevejos (bedbugs, em inglês) podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo, desde hotéis cinco estrelas até simples pousadas, em apartamentos de temporada, em lojas finas (como aconteceu com a Victoria’s Secrets em Nova York) e até em teatros, cinemas e nos bancos do metrô.

O crescimento do turismo nas últimas décadas ajudou a disseminar essa praga pelo mundo afora. Um bom hostel (ou um bom hotel) precisa ter uma manutenção contínua nos quartos e a dedetização precisa ser feita periodicamente.

Limpeza é essencial. Nós recomendamos que você sempre verifique a avaliação da limpeza do seu hostel ou hotel no Booking.com antes de reservar (veja mais dicas de como escolher um bom hostel aqui).

Para evitar um infeliz encontro com os percevejos enquanto estiver viajando, você pode tomar algumas precauções. Vamos às nossas dicas:

1. Pesquise antes de reservar o seu hostel ou hotel

Antes de fazer a reserva, leia os testemunhos e comentários de outros hóspedes, os chamados reviews, para ver se alguém já mencionou a existência de percevejos no hostel ou hotel em que você quer ficar. Evite reservar um hostel que tenha sido vítima de uma infestação de percevejos recentemente. Pode levar semanas ou meses para que o hostel consiga acabar com a praga de vez.

Nós do MeuHostel temos avaliado os melhores hostels das cidades mais visitadas pelos brasileiros no Brasil e no mundo. Sempre evitamos hostels que tenham tido problemas com percevejos ou outros insetos. Veja os hostels que nós já avaliamos na nossa página de reviews.

2. Procure por sinais de infestação

Fique atento. Percevejos se escondem nas costuras do colchão.
Fique atento. Percevejos se escondem nas costuras do colchão.

Quando chegar ao seu quarto, não custa nada tirar 2 minutinhos para fazer uma rápida inspeção. Examine os lençóis, o colchão e os travesseiros, principalmente nas costuras, para ver se há sinais de infestação.

Veja também se há manchas de sangue nos lençóis. Manchas marrons nas beiradinhas do colchão ou no lençol podem indicar que percevejos estiveram por ali.

Percevejos também podem se esconder na moldura da cama, nas cortinas, nos tapetes e nas fendas dos móveis de madeira. Se houver qualquer sinal de percevejos, não hesite. Mude de quarto ou até de hostel.

3. Proteja sua bagagem

Evite ficar colocando sua bagagem sobre a cama. Tente manter a sua bagagem elevada e guardada em armários, principalmente se o piso for de carpete, que pode abrigar percevejos. Outra dica é deixar a mala no banheiro. Isso porque os percevejos têm dificuldade em se locomover em superfícies mais lisas, como os azulejos.

De preferência mantenha suas roupas dentro da mala e as roupas sujas em um saco plástico fechado. Deixe o zíper da mala fechado o tempo todo.

Para ter ainda mais segurança, você pode também manter as suas roupas em embalagens plásticas. Aquelas embalagens de edredon que vêm com zíper são perfeitas para isso.



Booking.com

Em caso de contaminação por percevejos…

Percevejos costumam sair para se alimentar à noite. Se você sentir coceiras durante a noite, é bom checar imediatamente se há algum percevejo passeando pela cama. Verifique se há manchas de sangue no lençol ou picadas no seu corpo.

A picada do percevejo costuma inchar e coçar muito, o que poderá lhe custar uma visita à farmácia mais próxima ou a um consultório médico. Se isso acontecer, o hostel ou hotel deve pelo menos se responsabilizar a pagar pelas despesas com médicos ou remédios. Se possível, tire fotos ou grave vídeos e mostre ao gerente do hostel para provar a existência dos insetos. É um aborrecimento que ninguém quer passar.

Aliás, como precaução, nós sempre aconselhamos contratar um seguro de viagem como o da Allianz-Montreal, para cobrir eventuais despesas inesperadas. Aprenda tudo sobre seguros de viagem no nosso post Tudo Sobre Seguro Viagem.



Generic 50 728x90 Paris

O que fazer se você encontrar algum percevejo?

Se for comprovada a presença de percevejos no seu quarto, primeiro limpe a mala com álcool por dentro e por fora, ou use um aspirador.

Depois, toda a sua roupa precisará ser lavada e, de preferência, secada na secadora a uma temperatura alta e por vários minutos. A alta temperatura da secadora irá eliminar os percevejos.

Quando voltar de viagem, lave as roupas assim que chegar em casa e limpe as malas e as mochilas assim que puder. Percevejos são inconvenientes e difíceis de serem exterminados. A idéia é evitar trazer esses intrusos para casa.

E você? Já passou por uma situação dessas antes? Como você lidou com os percevejos? Deixe o seu comentário abaixo.

E para saber mais sobre hostels, veja o nosso post O Que É Um Hostel.

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.

Nada de spam! Política de Privacidade