Vai ficar hospedado em um hostel? Ótimo! Ficar em hostels é garantia de economia e diversão. Mas o que levar para um hostel? Você vai saber agora.

Hostels são um pouco diferentes de hotéis. Eles não oferecem certas regalias que a gente vê em um hotel tradicional. Por exemplo, aqueles artigos de higiene pessoal. Então é melhor se prevenir e trazer com você o que você precisa.

Antes de fazer as malas, veja o que o hostel oferece.

Quando o hostel fica localizado em uma área movimentada ou perto de lojas de conveniência ou mercadinhos, você provavelmente não vai ter problemas para encontrar o que precisa. Só que os preços podem não ser muito atraentes. Descubra antes o que existe nas redondezas da hostel. Pesquise no website do hostel, no Google Maps e nos reviews do Booking.com.

Lembre-se também que pode ser que o hostel já ofereça uma boa parte do que você vai precisar. Pra não acabar levando coisas demais para o hostel e não ficar carregando peso à toa, é bom checar se o hostel oferece principalmente o seguinte:

Roupa de cama: o hostel oferece lençóis, cobertores, travesseiros, toalhas? Quase sempre a roupa de cama está incluída, mas hostels nem sempre oferecem toalhas. Alguns hostels alugam as toalhas para os hóspedes, algo em torno de $2 a $5 por dia. Na dúvida, é melhor trazer pelo menos uma. Dica: traga uma daquelas toalhas de secagem rápida. Elas são leves e secam super rápido.

Artigos de higiene pessoal: hostels em geral não oferecem artigos de higiene pessoal: sabonete, shampoo, creme dental, escova de dentes, pente (ainda se usa pente?), escova de cabelo, desodorante… Claro que tudo isso pode ser comprado em qualquer lugar, mas é melhor ter com você ANTES de chegar ao hostel. Se o hostel tiver esses artigos para vender, com certeza será a preço de ouro.

O que levar para um hostel?

Além de toalhas e artigos de higiene pessoal, nós também recomendamos levar para um hostel os seguintes itens:

1. Cadeado

O que levar para um hostel: um ou mais cadeados para trancar o locker e a mochila
O que levar para um hostel: um ou mais cadeados para trancar o locker e a mochila

O cadeado é um item imprescindível. Você vai precisar de um cadeado pequeno para trancar a sua mochila ou a mala. E vai precisar também de um cadeado maiorzinho para trancar os lockers, que são aqueles armários que a gente usa para guardar os pertences.

Hostels geralmente não oferecem cadeados. Alguns vendem ou alugam. Então é melhor trazer o seu. No nosso post Hostels São Seguros? a gente fala sobre isso e dá mais dicas sobre segurança em hostels.

2. Sandália para tomar banho

O que levar para um hostel: sandálias de borracha para tomar banho
O que levar para um hostel: sandálias de borracha para tomar banho

Talvez você tenha que compartilhar o banheiro com outros hóspedes do hostel. Uma boa sandália de borracha para usar no chuveiro ajuda a evitar contrair algum micro-organismo indesejável, além de evitar escorregões. Verdade que elas são um pouco pesadas, mas vale a pena ser cauteloso, principalmente se você estiver viajando sem um seguro viagem.

3. Transformador de voltagem / adaptador de tomadas

O que levar para um hostel: adaptador de tomadas universal
O que levar para um hostel: adaptador de tomadas universal

Se você está viajando para o exterior, já fique sabendo que as tomadas e as voltagens variam muito pelo mundo afora. Você vai precisar de um adaptador ou um transformador para poder conectar e carregar o seu celular, tablet, notebook, secador de cabelo, barbeador, etc.

Verifique quais os padrões adotados no seu país de destino. Hostels e hotéis em geral não oferecem transformadores ou adaptadores. Você vai ter que comprar o seu. DICA: Esses adaptadores são muito caros no Brasil. É um daqueles items que fica mais barato se for comprado no exterior. Dependendo de onde você estiver, uma opção mais em conta é comprar online pela Amazon.

4. Lanterna de bolso

O que levar para um hostel: lanterninha de bolso (essa tem luz de led e ainda funciona como carregador USB)
O que levar para um hostel: lanterninha de bolso (essa tem luz de led e ainda funciona como carregador USB)

Uma lanterninha de bolso é útil para quem não quer incomodar o companheiro de quarto. Ajuda muito à noite, para você enxergar melhor dentro do quarto sem precisar acender as luzes, enquanto outras pessoas dormem.

Uma alternativa é usar a lanterna do celular, mas cuidado pra não acabar com a bateria.

6. Remédios / kit de primeiros socorros

O que levar para um hostel: kit de primeiros socorros e remédios pessoais
O que levar para um hostel: kit de primeiros socorros e remédios pessoais

Além dos seus medicamentos pessoais e daqueles remédios com receita médica, é bom trazer com você um pequeno kit contendo: algodão, analgésico / antitérmico, antisséptico, anti-histamínico, antiácido, creme anti-queimadura, esparadrapo, gaze, tesourinha, protetor solar e muitos curativos do tipo band aid (para ajudar com as bolhas nos pés depois de um dia de longas caminhadas).

Hostels costumam ter um kit de primeiros socorros. Se você precisar de alguma coisa que você não tenha levado, pergunte ao funcionário do front desk.

7. Etiquetas de identificação para as malas

O que levar para um hostel: etiquetas extras de bagagem (que sempre se perdem)
O que levar para um hostel: etiquetas extras de bagagem (que sempre se perdem)

Mesmo que as suas malas, mochilas e bolsas estejam devidamente etiquetadas por fora, é muito comum as etiquetas de identificação se desprenderem durante a viagem. É bom levar umas etiquetas extras.

Dica: coloque dentro da mala ou da mochila uma outra etiqueta ou um papelzinho com o seu nome, endereço e telefone de contato. Isso pode ser útil em caso de perda, extravio ou até roubo da bagagem.



Booking.com

Mais coisinhas que você deve levar para um hostel

Dependendo das circunstâncias, você também pode levar o seguinte para o hostel:

  • Máscara protetora de olhos: ajuda a proteger os olhos contra a luz do quarto ou do sol, quando a cortina não escurece o suficiente;
  • Tampões de ouvido: ajuda a vedar o barulho, principalmente quando o quarto é compartilhado ou quando o hostel fica em uma área mais barulhenta;
  • Agulha, linha, alfinetes: para pregar um botão que solta da roupa ou costurar um rasgo na mochila;
  • Papel e caneta;
  • Repelente de insetos;
  • Saco / sacola plástica para roupas sujas
O que levar para um hostel: máscara de dormir e tampões de ouvido ajudam a dormir melhor
O que levar para um hostel: máscara de dormir e tampões de ouvido ajudam a dormir melhor

Não esqueça do celular, do carregador e do chip

Telefones públicos são coisas do passado. Não conte com eles. O celular substituiu o telefone público e outras coisas mais (mapas, por exemplo). E já não dá pra viver sem ele.

Viajando pelo Brasil ou pelo exterior, tenha sempre um telefone celular desbloqueado e com créditos. Se você for fazer uma viagem internacional, você pode comprar o chip ainda no Brasil, pela EasySIM4you (para usar nos Estados Unidos) ou Travel Mobile (para usar na América Latina, Europa e Ásia).

Não esqueça de trazer também um carregador portátil (power bank) ou um carregador USB. Isso vai ajudar muito se você precisar carregar o celular ou câmera quando não houver uma tomada por perto.

No nosso post Como Se Conectar Em Uma Viagem, você vai aprender tudo sobre como usar o seu smartphone para se conectar à internet e manter o contato com o mundo enquanto viaja.

Travel Mobile chip internacional

 

O que NÃO levar para um hostel

A gente não poderia deixar de falar também sobre o que NÃO levar para um hostel. Aliás, isso se aplica em todo tipo de viagem, seja qual for a hospedagem que você escolher:

  • Grandes quantidades de dinheiro em espécie. Por falar nisso, veja as opções para você levar dinheiro em viagens nesse post;
  • Objetos de valor econômico ou sentimental;
  • Jóias;
  • Eletrônicos de valor elevado;
  • Malas ou mochilas muito grandes ou pesadas, especialmente em hostels. O espaço é limitado em quartos compartilhados. Além disso, hostels costumam estar instalados em casas ou prédios pequenos e provavelmente você vai ter subir e descer escadas.

Use o nosso checklist de viagem

Nós criamos um checklist com tudo (ou quase tudo) que você pode precisar em uma viagem, independente de ficar hospedado em hostel ou hotel. Ajuda muito na hora de fazer as malas.

Tem artigos femininos, masculinos, artigos para crianças, eletrônicos, documentos e muito mais. Para usar o nosso checklist de viagem, é só você imprimir e ir marcando os itens que você vai colocando na mala.

Inscreva-se para receber as nossas dicas de viagem por email e nós lhe enviaremos o nosso checklist de viagem grátis. Preencha o formulário abaixo e confirme a sua inscrição, e nós lhe enviaremos o checklist por email.

E você? Tem aquela dica especial sobre o que levar para um hostel? Deixe a sua dica nos comentários abaixo. E se você tem alguma dúvida se hostels são uma boa para você, visite a nossa página O Que É Um Hostel, onde a gente explica tudo sobre os hostels.

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email semanalmente. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.