Já ouviu falar de hostels? Não? Nunca ficou hospedado em um? Então este post é perfeito para você e para todos que quiserem viajar economizando bastante e se divertindo muito.

Imagine ficar hospedado em um lugar onde você vai encontrar tudo o que se espera de uma boa acomodação, básica e confortável. Imagine que você vai ter uma recepção calorosa e ser tratado com simpatia e entusiasmo. Imagine que nesse lugar você também vai fazer novos amigos e se divertir bastante. Tudo isso sem gastar muito.

Isso que você acabou de imaginar é o que viajantes e turistas descolados do mundo inteiro chamam de HOSTEL.

O que é um Hostel?

Antigamente, hostels eram conhecidos como albergues da juventude. Isso porque, até os anos 70, os albergues eram destinados a abrigar crianças e jovens durante as viagens de férias.

Mas a coisa mudou. Com o passar do tempo, viajar ficou mais acessível para todo mundo. Os hostels evoluíram e se tornaram a forma de hospedagem preferida dos mochileiros (backpackers) por causa do baixo custo e pela chance de conhecer outros viajantes do mundo inteiro.

Hoje, ao contrário do que muita gente acredita, hostels atendem a todo tipo de viajantes, desde mochileiros e estudantes até aqueles que viajam a turismo ou negócios. Os antigos albergues da juventude cresceram, se adaptaram ao mundo moderno, ficaram muito populares e agora são conhecidos como Hostels.

Hostels são uma forma de hospedagem com tarifas mais acessíveis que oferecem uma experiência única para viajar e ao mesmo tempo conhecer gente do mundo inteiro.

Ficar hospedado em um hostel faz com que a viagem fique mais barata, mais interessante e mais divertida.

Ficar hospedado em um hostel é uma experiência única, como você vai descobrir agora.

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email semanalmente. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.

É Hostel ou Albergue? Qual a diferença?

O termo albergue é antigo, mas ainda é muito usado por aí, inclusive em alguns sites de reservas traduzidos para o Português. Porém, o termo usado hoje mundialmente é Hostel, palavra inglesa que significa albergue.

Hostels e albergues são a mesma coisa, desde que eles ofereçam acomodações com as seguintes características:

1. Preços mais acessíveis

Hostels são uma das formas de hospedagem mais baratas que existem, com uma boa relação custo-benefício. Em tempos de crise econômica no mundo e principalmente no Brasil, os hostels se tornaram uma opção valiosa para quem quer encontrar uma acomodação que seja mais econômica durante uma viagem.

2. Quartos e banheiros compartilhados (ou privativos)

Em um hostel, é muito comum encontrar dormitórios que acomodam mais de uma pessoa. Dormitórios são aqueles quartos em que 2 ou mais pessoas (3, 4, 6, 8, 10…) compartilham o mesmo espaço, geralmente dormindo em camas do tipo beliche. Dormitórios costumam ser exclusivamente masculinos ou femininos, mas alguns hostels oferecem também dormitórios mistos, onde homens e mulheres dividem o mesmo quarto.

Hoje em dia, porém, é muito comum encontrar hostels que também ofereçam quartos e banheiros privativos, o que aumenta muito o conforto e a privacidade dos hóspedes.

Um típico quarto compartilhado em um hostel. Quartos coletivos costumam ter beliches.
Um típico quarto compartilhado em um hostel. Quartos coletivos costumam ter beliches.

3. Áreas comuns de convivência

Uma característica marcante em todo hostel é que eles quase sempre têm uma ou mais áreas comuns destinadas à socialização dos hóspedes. Essas áreas sociais podem ser uma sala de TV, cozinha, salão de jogos, terraço, lounge, ou até mesmo um bar ou um club.

As áreas comuns de um hostel facilitam a socialização dos hóspedes.
As áreas comuns de um hostel facilitam a socialização dos hóspedes.

Uma característica dos hostels é que eles costumam programar atividades em grupo, com o objetivo de promover a socialização entre os hóspedes e oferecer alternativas de entretenimento e diversão. São passeios, jogos, jantares grátis, movie nights, pub crawls (tours de bares e clubs), e o que mais a imaginação dos donos dos hostels for capaz de inventar.

Hostels são ambientes descontraídos, bem menos formais que os tradicionais hotéis, e são famosos por serem lugares onde os hóspedes podem fazer muitas amizades facilmente. Para você ter uma idéia do que são os hostels e da variedade de acomodações e experiências que eles oferecem, assista a esse vídeo que mostra alguns hostels de Berlim, criado pelo Hostelworld.

Hostel ou Hotel? Qual é a melhor opção?

Ficar em um hostel tem suas vantagens e desvantagens. Ficar em um hotel também. A diferença mais óbvia entre se hospedar em um hostel e se hospedar em um hotel está no preço da diária. Hostels são bem mais baratos que hotéis.

A preferência por um ou por outro vai depender das necessidades de quem está viajando. Um quarto de hotel pode vir equipado com TV, travesseiros extras, artigos de higiene pessoal, serviço de quarto. Hostels em geral não oferecem esses confortos, embora ultimamente isso esteja mudando. Mas esses confortos extras são realmente essenciais para a sua estadia? Na prática, hostels atendem perfeitamente as expectativas de um hóspede sem cobrar um preço absurdo por isso.

Em uma viagem a Punta Cana, por exemplo, faz mais sentido ficar hospedado em um resort. O bom de Punta Cana é mesmo usufruir da praia e os resorts oferecem tudo o que você precisa, inclusive entretenimento.

Já em uma viagem a Nova York, ficar hospedado em um hostel é o ideal. Primeiro pelo preço. Hotéis são muito caros em Nova York. Além disso, em uma cidade com tanta coisa pra fazer, por que pagar uma fortuna apenas para ter um lugar pra dormir e tomar banho (e guardar as compras)? Sem falar que ficar em hostels também ajuda a encontrar uma companhia para sair e explorar a cidade juntos.

Veja no nosso infográfico abaixo essas e outras diferenças entre hostels e hotéis:

Diferenças entre hostels e hotéis
Quais as diferenças entre hostels e hotéis?

Dá pra ver que hostels ajudam a economizar na despesa com a hospedagem, mas não dispõem de todas as comodidades que um hotel costuma oferecer. Ficar em um hostel funciona pra você? Continue lendo…

Como é ficar em hostels?

Hostels são ambientes descontraídos, então não espere muitas regras. Espere sim uma saudação calorosa do funcionário do front desk. Talvez você se encontre com os próprios donos e tenha uma boa conversa com eles.

Não deixe de visitar as áreas sociais, principalmente a cozinha, a piscina, o bar ou lanchonete do hostel. Participe das atividades programadas, curta música ao vivo, saia para a cidade junto com outros hóspedes.

Como é ficar em hostels: descontração, amizades, conforto e economia nas diárias.
Como é ficar em hostels: descontração, amizades, conforto e economia nas diárias.

Tudo isso só aumenta o prazer que é se hospedar em um hostel. É como se você ficasse em casa de amigos. Mesmo assim, é bom sempre usar o bom senso. Nós criamos um guia de etiqueta pra você não ter problemas ao se relacionar com os outros hóspedes do hostel, que você pode ver aqui: 7 Regras de Etiqueta em Hostels.

Hostels também têm uma linguagem própria. Nós fizemos uma lista com os termos mais usados em hostels (e hotéis também!), em inglês, para facilitar a vida de quem vai ficar em um hostel no exterior: A Linguagem do Hostel. Como é que se Fala?

Veja agora as dúvidas mais comuns de quem vai ficar hospedado em um hostel, principalmente quando é a primeira vez:

1. O que é preciso levar para um hostel?

Hostels têm suas peculiaridades. Como a maior parte do ambiente é compartilhada entre os hóspedes, então lembre-se de trazer com você na sua bagagem:

  • Um cadeado para usar nos armários (lockers), se for o caso;
  • Sandália de borracha para tomar banho, principalmente se o seu banheiro for compartilhado com outros hóspedes;
  • Toalhas, já que nem todos os hostels oferecem toalhas;
  • Produtos de higiene pessoal.

Veja o que mais você precisa no nosso post O Que Levar Para Um Hostel.

2. Hostels são só para jovens?

Engana-se quem pensa que hostels são só para jovens. Hostels em geral não têm restrições de idade. Aliás, a procura pelos hostels vem crescendo bastante entre os viajantes com mais de 45 anos.

Alguns hostels podem exigir uma idade mínima de 18 anos para que um visitante possa se hospedar em um quarto compartilhado. Isso acontece para evitar que menores de idade dividam o quarto com estranhos.

Além disso, muitos Hostels oferecem acomodações para toda a família. Os family-rooms, por exemplo, são quartos para 3 ou 4 pessoas, geralmente com uma cama de casal e um beliche.

No nosso post Os 9 Maiores Mitos Sobre Hostels, você vai encontrar mais respostas para perguntas do tipo: Hostels são sujos? Hostels aceitam crianças? Hostels só tem festas e baladas? E muito mais. Vale a pena dar uma passada por lá.

3. Hostels são seguros?

Quando o assunto é segurança, o que manda é o bom senso. Se o hostel oferece armários ou cofres (e a maioria tem), é melhor usá-los, principalmente se você optar por ficar em um quarto compartilhado. E não deixe nada de valor dando sopa. Aliás, isso vale em qualquer lugar que você ficar, não é só em hostels.

Mulheres que vão se hospedar em um hostel talvez prefiram ficar em quartos que sejam exclusivamente femininos, evitando assim os quartos mistos. Para ter mais segurança e conforto, você poderá ter também a opção de ficar em um quarto privativo.

Outro fator que se deve considerar é a localização do hostel. Verifique se a área onde o hostel está situado é segura. Leia sempre os reviews em sites como Booking.com ou Hostelworld.com. Considere também o meio de transporte que você vai utilizar para chegar até o hostel, principalmente à noite.

Nós criamos um post completo sobre segurança em hostels que você pode ver aqui: Hostels São Seguros?

4. Como escolher um bom hostel?

O melhor hostel é aquele que atende às suas necessidades perfeitamente. Para encontrar o hostel ideal, leve em consideração o seguinte:

  • Quanto você pretende gastar com a hospedagem no hostel?
  • A localização do hostel é importante para você?
  • O hostel é seguro?
  • O ambiente do hostel é mais tranquilo ou é mais agitado?
  • Que tipo de serviços você precisa?
  • Que tipo de quartos você prefere?

Para ajudar você a escolher um bom hostel, nós criamos a página Como Escolher o Melhor Hostel Para Se Hospedar. Dê uma passada por lá para ver as nossas dicas.

Nós do MeuHostel também avaliamos os melhores hostels das cidades mais visitadas pelos brasileiros, no Brasil e no exterior. Veja as nossas avaliações na nossa página de Reviews.

5. Como reservar um hostel?

Você vai poder reservar um hostel naqueles websites de reservas de hotéis que você já está acostumado a visitar. O Booking.com é o nosso site favorito. Além de ser fácil de navegar, o Booking negocia os valores das diárias diretamente com os hostels e a gente costuma encontrar promoções exclusivas no site deles.



Booking.com

Há também alguns sites dedicados a fazer reservas exclusivamente em hostels, como o Hostelworld.com e o Hostels.com. Cada um tem seus prós e contras. Esses sites costumam cobrar uma taxa antecipada para fazer a reserva. Mais um motivo pelo qual nós preferimos o Booking, onde muitas vezes você tem a opção de pagar pela estadia diretamente no hostel, quando fizer o check-in.

Você poderá encontrar hostels que fazem parte de uma grande rede como a HI (Hosteling International), o que garante um certo padrão de qualidade. Mas a maioria dos hostels são mesmos independentes. Portanto, não deixe de pesquisar antes de reservar! Leia os reviews que os hóspedes anteriores deixaram na net e nas redes sociais. Você também pode postar as suas perguntas e dúvidas na nossa seção de comentários abaixo e trocar idéias com outros viajantes.

Visite o nosso post Como Reservar Um Hostel e Qual O Melhor Site para saber mais sobre as diferenças entre os sites de reservas e quais as vantagens e desvantagens de cada um.

6. O que mais preciso saber sobre hostels?

O MeuHostel está sempre trazendo novidades e dicas para quem curte se hospedar em hostels. Visite a nossa página Tudo Sobre Hostels, para ver todos os posts que já criamos sobre a incrível experiência de se hospedar em um hostel. Assim você vai poder esclarecer qualquer dúvida que aparecer.

Faça parte da nossa comunidade! Junte-se a nós nas redes sociais. Visite as nossas páginas e troque idéias com outras pessoas que também curtem viajar bastante e se divertir muito:

Bônus: Tudo O Que Você Precisa Para A Sua Viagem

Quer saber tudo o que você precisa para que a sua viagem seja um sucesso? Visite a nossa página Tudo Para A Sua Viagem.

Precisa de ajuda? Tem alguma pergunta? Fale com a gente. Nossa intenção é ajudar você a economizar na sua viagem, sem deixar de curtir tudo.

Já ficou em algum hostel? Conte tudo pra gente nos comentários abaixo. Compartilhe a sua experiência e tire as suas dúvidas.

A gente se encontra lá.

 

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email semanalmente. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.