Viajar para o exterior é um sonho que exige muita preparação, principalmente quando é a primeira vez. Uma das coisas com que a gente se preocupa com frequência é como se comunicar na língua falada no país que nós vamos visitar, principalmente se a gente não souber nada de inglês. Neste post nós vamos ensinar um pouco da linguagem do hostel. São frases e expressões em inglês muito faladas em hostels (e em hotéis também), que vão ajudar você a se virar bem. Continue lendo…

 

O Be-a-bá de um Hostel

Nós, brasileiros, confiamos muito no nosso “jeitinho” especial para poder entender os outros e se comunicar com eles. Mas será que só isso basta? Com um pouquinho de conhecimento de inglês, qualquer um pode se virar bem enquanto estiver viajando pelo exterior, sem precisar de muitos gestos e caretas.

A maioria dos hostels e hotéis têm funcionários que falam mais de uma língua. Hostels são mais descontraídos (veja tudo sobre os hostels aqui) e aí a comunicação fica bem mais fácil.

Para ajudar os viajantes menos preparados nessa tarefa de se comunicar com os outros no exterior, nós fizemos uma lista com termos, frases e expressões, em inglês, que são mais utilizados em hostels e hotéis do mundo todo, com os seus respectivos significados. Então vamos lá:

Front Desk

É a recepção do hostel ou do hotel. Em geral funciona 24 horas por dia (24 hour reception). Em alguns hostels, a recepção fecha a uma determinada hora, portanto o check-in deve ser feito antes dessa hora. Os funcionários da recepção (front desk clerks) são os seus melhores amigos em um hostel. Eles costumam saber das melhores dicas sobre a cidade e muitas vezes servem de concierge, prestando informações turísticas, fazendo reservas em passeios e restaurantes, etc.

 

Reserve o seu hostel aqui!

 

Check-in date

É o dia da chegada ao hostel ou hotel (também pode ser arrival date). O horário do check-in (check-in time) em hostels varia muito, mas em geral o check-in começa a partir das 3 ou 4 horas da tarde (3 – 4 PM). Alguns hostels têm horário máximo de check-in, ou seja, você só pode fazer o check-in até uma determinada hora (por exemplo 22:00 horas, ou 10 PM). Se você chegar muito cedo, pergunte ao front desk se é possível um early check-in, ou seja, fazer o check-in antes do horário marcado.

Check-out date

Esse é o dia que você vai deixar o hostel ou hotel (também chamado departure date). O horário do check-out (check-out time) em um hostel costuma ser entre 10 da manhã e meio-dia (10 – 12 PM Noon). Embora muitos hostels ofereçam a possibilidade de se extender o horário de check-out (late check-out), evite passar do horário. Alguns hostels e hotéis podem até cobra uma taxa extra por isso.

Rates

São os preços ou tarifas da estadia no hostel. Pode ser por pessoa (per person) ou por quarto (per room). Também é comum em hostels que os preços sejam por cama (per bed), quando o quarto é um dormitório coletivo, ou seja, o quarto é compartilhado por mais de uma pessoa.

Taxes

São as taxas ou impostos cobrados em cima do valor da diária. Atenção! Muitas vezes as tarifas (rates) divulgadas pelo hostel nos sites de reserva não incluem as taxas (taxes not included). Nesse caso as taxas vão ser acrescentadas ao valor final da estadia quando você fizer o check-in.

Nights

Essa é fácil. Nights quer dizer Noites. Hostels e hotéis recebem reservas baseadas no número de noites que o viajante deseja ficar hospedado. Ao fazer uma reserva, é comum que o atendente pergunte: How many nights, ou seja, quantas noites?

Breakfast

Café da manhã. Alguns hostels oferecem free continental breakfast, ou seja, café da manhã continental grátis. Você também poderá encontrar algo como breakfast included, o que quer dizer que o café da manhã está incluído. 

 

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.

Nada de spam! Política de Privacidade

 

Common area

Área comum do hostel, que pode ser uma cozinha, área de recreação, sala de estar ou qualquer outra área social de convivência destinada ao uso comum dos hóspedes. As common areas servem como ambientes para incentivar a socialização entre os hóspedes.

Lockers 

São os armários para o hóspede guardar os seus pertences. Os lockers podem ser small (pequenos), medium (médios) ou large (grandes). Podem ser eletrônicos ou podem ser do tipo que se tranca com um padlock (cadeado). Por falar em lockers, veja mais dicas de segurança em hostels nessa página.

Rooms

Quartos. Em um hostel, os quartos podem ser compartilhados (shared room ou dorms) ou privativos (private room). Os dorms podem ser somente femininos (female dorm), somente masculinos (male dorms) ou mistos (mixed dorms). Podem ter banheiros compartilhados (shared bathrooms) ou podem ter seu próprio banheiro dentro (private bathrooms ou ensuite rooms)Family rooms são quartos privativos para pequenos grupos ou famílias, em geral para 3 ou 4 pessoas.

Bed

Cama. Double-bed, queen-size bed e king-size bed são camas de casal, para duas pessoas, sendo que a king-size bed é a maior. Single beds e twin-size beds são camas para uma pessoa, ou camas de solteiro. Bunk beds são beliches, muito usados em dormitórios coletivos. Futtons são uma espécie de sofá-cama, muito comuns nos EUA.

 

Quarto compartilhado para 4 pessoas (4 bed dorms) com camas do tipo beliche (bunk beds).
Quarto compartilhado para 4 pessoas (4 bed dorms) com camas do tipo beliche (bunk beds).

 

Mattress

Mattress é o colchão. Travesseiro é pillowLinen é a roupa de cama: lençol (sheets), fronha (pillowcase), cobertor (blanket) e edredon (comforter). Hoje em dia os hostels oferecem toda a roupa de cama, assim como os hotéis.

Towel

Toalha. Nem todos os hostels oferecem toalhas, e alguns hostels alugam. Bath towel é toalha de banho e hand towel é uma toalha do tamanho da nossa toalha de rosto (nada de pedir uma “face towel”, hein?).

Luggage storage

Literalmente, armazenamento de bagagem. Todos os hostels oferecem alguma forma de guardar bagagens, seja gratuitamente ou cobrando uma pequena taxa. Pode ser que eles tenham um quarto onde todo mundo deixa as malas. Também pode ser que o hostel tenha lockers que você vai poder usar para guardar a bagagem até dar a hora de pegar o transfer para o aeroporto.

Housekeeper

É o funcionário ou funcionária do hostel encarregado da limpeza dos quartos e dos banheiros. Às vezes servem também como o pessoal de manutenção (maintenance) e fazem pequenos reparos e quebram muito o galho dos hóspedes mais exigentes.

Manager

É o Gerente. Você teve um problema mais grave no hostel e o funcionário da recepção (front desk) não foi capaz de lhe ajudar? Peça para falar com o Manager.



Booking.com

 

A linguagem do hostel na hora de fazer a reserva

Rating  

É a avaliação ou nota do hostel. Por exemplo: 80% rating quer dizer que o índice de aprovação do hostel está em 80%, de acordo com a opinião de hóspedes que já ficaram nele.

Reviews  

São as avaliações e comentários sobre o hostel que foram deixados pelos hóspedes que já se hospedaram nele. Muuuito útil! As avaliações ajudam você a escolher o melhor hostel. O melhor site para checar reviews de hostels é o Booking.com. Nós do MeuHostel também avaliamos os melhores hostels das cidades mais procuradas pelos brasileiros no Brasil e no exterior. Veja mais na nossa página de reviews de hostels.

 

Antes de reservar, leia as avaliações deixadas por hóspedes que já ficaram no hostel. O Booking.com é uma boa fonte de reviews.
Antes de reservar, leia as avaliações deixadas por hóspedes que já ficaram no hostel. O Booking.com é uma boa fonte de reviews.

 

Value for Money 

Indica se o hostel vale o preço cobrado, ou seja, o seu custo-benefício, segundo a opinião dos hóspedes que já ficaram lá.

Security

A segurança do hostel. Veja mais sobre segurança em hostels aqui.

Location

A localização do hostel.

Staff

Os funcionários do hostel, seja da recepção (front desk), limpeza (housekeepers), manutenção (maintenance) ou qualquer outra pessoa que trabalhe no hostel.

Atmosphere

É a atmosfera do ambiente, o astral do hostel.

Cleanliness

A limpeza do hostel.

Facilities 

São as instalações do hostel: quartos, banheiros, cozinha, áreas comuns, etc.

Free

Grátis. Por exemplo: free wi-fi quer dizer que o hostel não cobra pelo uso do wi-fiFalando em internet, veja mais sobre como se conectar durante uma viagem inernacional nesse post.

Directions

São as instruções de como chegar até o hostel, seja por transporte público, contratando um transfer, dirigindo, caminhando, etc).

Cancellation policy

Política de cancelamento. Em geral, hostels permitem cancelar reservas até 24 a 72 horas antes do dia da chegada (chek-in date). Cada hostel estabelece a sua própria política de cancelamento, portanto é melhor consultar antes.

No-show

Se você não comparecer no hostel para fazer o check-in no dia reservado, você será considerado um no-show. Sua reserva pode ser cancelada e é comum os hostels cobrarem uma taxa por não-comparecimento sem aviso prévio, de acordo com a política de cancelamento que eles estipularem.

 

E como se pronuncia?

Quer ouvir como se pronuncia alguma palavra em inglês? O site do Dicionário de Cambridge traz não só a tradução mas também a pronúncia de cada termo. É só escolher a palavra e clicar no desenho do auto-falante que fica do lado para ouvir a pronúncia.

DICA: Uma ferramenta muito útil é o Google Tradutor. Você também pode ouvir a pronúncia nele, inclusive de frases inteiras. Baixe o aplicativo no celular e use à vontade.

Brasileiros tendem a pronunciar a palavra HOSTEL como se houvesse um acento circunflexo na letra O. Já ouvi muito por aí, até na TV. Acho que é porque estamos acostumados com a pronúncia da palavra HOTEL em português, onde o O é fechado e o H é mudo.

Porém, HOSTEL se pronuncia com a letra O aberta, como se tivesse um acento agudo, e o H é aspirado, com som de RR, como na palavra aportuguesada “hóquei”. Ouça a pronúncia correta da palavra HOSTEL aqui.

 

Quer mais?

Para quem quiser ampliar um pouquinho mais o inglês, nós criamos um guia rápido na nossa página Inglês Para Viagem: As Frases Mais Úteis. Dê uma passada por lá e você vai se familiarizar com as frases mais úteis que você poderá usar na sua próxima viagem.

Gostou do nosso post? Ele lhe ajudou a conhecer um pouco mais a linguagem do hostel? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo.

Have a nice trip!

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.

Nada de spam! Política de Privacidade