Quer saber onde e como encontrar passagens aéreas baratas? Neste post nós mostramos o que você precisa para pesquisar e comprar uma passagem aérea que se encaixa no orçamento da sua viagem.

Afinal de contas, o preço da passagem tem um peso muito grande na hora de planejar qualquer viagem. E com tantas opções de sites de reservas, é normal ficar perdido, sem saber bem por onde começar.

Como comprar passagens aéreas mais baratas

Se você está buscando uma maneira de comprar passagens aéreas baratas, prepare-se. Não é uma tarefa das mais fáceis. Para piorar, os preços das passagens de avião mudam o tempo todo e muito rapidamente, dependendo da demanda.

Confira aqui as nossas dicas pra deixar esse processo um pouco menos chato e bem mais econômico.

1. O preço da passagem depende de onde você compra

Qual a melhor maneira de comprar passagens? Se você acha que comprar em uma agência de viagem ainda é a melhor opção, pense novamente. A melhor maneira de comprar passagens aéreas hoje é mesmo pela internet e o segredo é encontrar o site que oferece os preços mais baixos naquele momento.

Aqui no MeuHostel nós estamos sempre buscando pelos melhores sites de reservas de passagens. Na nossa opinião, os sites que recomendamos abaixo são os que mostram as melhores tarifas aéreas atualmente:

Momondo

O Momondo é um site incrível! Um blogueiro de viagem amigo meu me mandou um tweet com uma mensagem dizendo: “Veja isso: momondo. Como eles conseguem?” Cliquei e me viciei.

O meu primeiro passo quando vou procurar passagens aéreas mais baratas é pesquisar no Momondo. Nele você encontra praticamente todas as companhias aéreas do mundo, o que também acontece com outros sites do ramo. Mas de alguma forma o Momondo quase sempre têm o melhor preço. Pelo menos é o que eu tenho visto ultimamente.

Por sinal, o Momondo também faz reservas em hotéis. Veja mais nesse post.

Outra coisa legal do Momondo é que ele mostra uma barra na parte de cima da tela com datas alternativas. Se você for flexível com as datas da sua viagem, basta clicar em um dia diferente de partida ou retorno e o Momondo lhe mostra as tarifas daquele dia.

No Momondo você pode mudar as datas de partida e de retorno para encontrar as passagens aéreas mais baratas
No Momondo você pode mudar as datas de partida e de retorno para encontrar as passagens aéreas mais baratas

Na maioria das vezes eu acabo reservando a minha passagem aérea no Momondo mesmo. Mas de vez em quando eu não encontro as datas e horários que eu quero e daí eu parto para o plano B:

Voopter

Além de ser um site super-fácil de usar, o Voopter tem uma função bem legal: você pode criar alertas. Funciona assim: você escolhe a sua rota e indica o valor máximo que está disposto a pagar. O Voopter lhe vai enviar um alerta por email quando encontrar os vôos com as características e preços que você requisitou.

Vale lembrar que, assim como o Momondo, o Voopter é apenas um buscador e não emite as passagens. Mas ajuda muito a encontrar passagens aéreas mais baratas, principalmente entre as companhias que operam no Brasil.

 

Crie alertas no Voopter para encontrar passagens aéreas mais baratas
Crie alertas no Voopter para encontrar passagens aéreas mais baratas

Decolar

O Decolar dispensa apresentações. Há muito tempo o Decolar vem sendo um dos sites preferidos pelos brasileiros. Vale a pena checar sim, mas os preços nem sempre são os mais baixos como eles prometem.

Google Vôos

O Google Vôos (ou Google Flights) é a ferramenta do Google para pesquisar e reservar passagens aéreas mais baratas. Depois de entrar com as datas da viagem, o Google Flights vai lhe mostrar as opções disponíveis.

É bem fácil buscar por trechos múltiplos no Google Flights, quando a sua viagem envolve vários destinos e você quer fazer a reserva de todos os trechos de uma só vez. O problema? O preço, que nem sempre é o mais baixo. Eu só uso no último caso, prefiro comprar trechos separadamente, que, na maioria das vezes, sai mais barato.

Há uma infinidade de sites e ferramentas para pesquisar passagens aéreas. De vez em quando sai um site ou app novo, recheado de promoções, e preço baixo é o que a gente busca. Nós do MeuHostel vamos tentar atualizar esta lista sempre que surgir alguma novidade.

Continue lendo as nossas dicas para ver como você pode economizar na passagem.

 

2. Seja flexível com datas e horários

Os preços das passagens de avião variam muito dependendo da época em que você vai viajar. As passagens aéreas ficam mais baratas se você:

  • Viajar nos dias de semana

Passagens são mais caras nos finais de semana. Prefira, por exemplo, voar numa segunda-feira à tarde e voltar numa quinta-feira. Um dia de diferença pode significar uma economia enorme.

  • Viajar no meio do dia

Em geral, mais pessoas voam à noite ou de manhã bem cedo. Por isso sai mais barato voar à tarde.

  • Viajar na baixa temporada

As altas temporadas para nós, brasileiros, são Janeiro, Fevereiro, Junho e Julho, por causa das férias escolares. Nesses meses as passagens são mais caras. Depende muito também do seu destino. Por exemplo, Agosto é alta temporada em Nova York, por isso os preços das passagens para NY nessa época são mais altos.

  • Viajar fazendo escalas

É claro que um vôo direto para a sua cidade-destino economiza tempo e ajuda a evitar alguns transtornos. Mas vôos sem escalas são mais caros. Se você não tem problemas em fazer uma ou mais escalas e não tem pressa em chegar, prefira os vôos com escalas, que são mais baratos.

  • Viajar por companhias aéreas diferentes

Ir e voltar pela mesma companhia pode sair mais caro. Já vivi isso na prática. Por outro lado, se você escolher companhias diferentes em algum dos trechos da sua viagem, o preço final da sua passagem pode ficar mais em conta. Mas atenção: reservar cada trecho separadamente pode sair mais caro no final. Para tentar economizar mesmo, compre ida e volta juntas, mas verifique primeiro as tarifas usando companhias aéreas diferentes em cada trecho.

Uma boa ferramenta de busca de passagens aéreas como o Momondo vai oferecer diversas combinações possíveis a você.

 

3. Saiba a hora certa de comprar a passagem

Muita gente acha que, quanto antes comprar uma passagem, melhor o preço. Nem sempre isso é verdade. Em muitos casos vale a pena esperar um pouquinho até aparecer alguma promoção.

Sem falar em outros inconvenientes, como, por exemplo, cancelamentos. Uma vez comprei uma passagem em um vôo direto de Orlando para o Brasil com 8 meses de antecedência. Para a minha surpresa, a companhia deixou de operar aquele vôo e fui obrigado a usar outra companhia.

A não ser que você encontre uma daquelas ofertas imperdíveis, vale a pena esperar um pouquinho para comprar uma passagem mais barata. Pelo que já vi, o melhor é comprar a passagem no período entre 6 e 8 semanas antes da data da viagem. Para viagens internacionais, compre com um pouco mais de antecedência (3 a 4 meses).

Porém… se você for viajar durante a alta temporada, o melhor é comprar mesmo com bastante antecedência. A tendência dos preços é só subir durante a alta temporada. Portanto, essa dica deixa de valer nesse caso.

 

 4. Participe de um programa de milhagem

Funciona assim: primeiro você se cadastra no site da companhia aérea para participar do programa de milhagem deles. Depois, toda vez que viajar por aquela companhia, você vai ganhar milhas ou pontos, que vão se acumulando.

Cada programa tem suas próprias regras. Mas quando você já acumulou uma certa quantidade de milhas, você vai poder utilizá-las em troca de descontos na compra de passagens aéreas ou para fazer um upgrade de classe (passando da econômica para a executiva, por exemplo). Para resgatar as suas milhas, você provavelmente terá que comprar a passagem diretamente com a companhia aérea.

Os principais programas de milhagem em vigor no Brasil hoje são:

Participe de um programa de fidelidade. Acumule milhas e troque por descontos, upgrades ou até passagens grátis.
Participe de um programa de fidelidade. Acumule milhas e troque por descontos, upgrades ou até passagens grátis.

Outra maneira de acumular milhas é usar um cartão de crédito que seja vinculado a um programa de milhagem. Cada vez que você usa o cartão, você ganha pontos que podem ser convertidos em milhas. Verifique com a operadora do seu cartão.

Alguns cartões de crédito oferecem um serviço de concierge e você talvez terá que usar esse serviço se quiser resgatar as suas milhas. Mas cuidado! Pesquise os preços antes de fechar a compra da passagem. Pode ser que você encontre passagens aéreas mais baratas em outros sites e não vai compensar usar as suas milhas comprando a passagem pelo site do cartão.

Dica: Para ter certeza de que você vai ter suas milhas creditadas na sua conta do programa de milhagem, ao fazer uma reserva de passagem aérea, não se esqueça de entrar o seu número de cadastro. Se o site onde você comprou a passagem não pediu o seu número de cadastro, visite o site da companhia aérea ou ligue para eles e peça para vincular o seu novo vôo à sua conta.

 

5. Compre passagens para uma pessoa de cada vez

Esta dica é para quem vai viajar acompanhado. Pesquise o preço da passagem para uma só pessoa primeiro. Acredite: muitas vezes as passagens aéreas são mais caras quando a gente pesquisa preços para grupos de duas ou mais pessoas.

Isso acontece porque aqueles sites buscadores e os sites das companhias aéreas, em geral, mostram o preço mais alto possível para um grupo de duas ou mais pessoas que estejam viajando JUNTAS.

Nem sempre funciona, vai depender da companhia aérea e do site onde você está fazendo a busca. Mas você tem boas chances de economizar um pouco se comprar cada passagem separadamente. Depois, na hora de escolher os assentos, você poderá tentar colocá-los juntos. Nem sempre dá pra ficar todo mundo junto, mas é mais uma dica para quem realmente quer economizar.

 

Mais dicas e lembretes para comprar passagens aéreas baratas:

  • Ao comprar uma passagem aérea, você estará assinando um contrato com a companhia aérea. Fique de olho nas regras. Leia tudo, principalmente sobra a política de cancelamento. Tarifas promocionais costumam não ter reembolso em caso de cancelamento.
  • Fique atento aos custos extras, como serviço de bordo e, principalmente, não deixe de checar o custo da bagagem despachada.

Quer ver todas as nossas dicas para viajar gastando pouco e se divertindo muito? Visite a nossa página Tudo O Que Você Precisa Para A Sua Viagem.

E você? Como você costuma comprar passagens aéreas? Tem alguma dica sobre para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário abaixo.

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email semanalmente. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.