Pensando em hospedar-se em um hostel pela primeira vez? Então você deve estar se perguntando como vai fazer a reserva. Você pode reservar um hostel da mesma maneira como reserva um hotel. E para isso você tem algumas opções:

1. Usar um site ou app de reservas confiável como o Booking.com ou o Hostelworld.com. Continue lendo para saber as vantagens de cada um.

2. Reservar diretamente com o hostel por telefone ou através do website deles.

3. Você também pode ir diretamente ao hostel (walk-in) no dia da sua chegada, mas nesse caso vai ficar sujeito à disponibilidade de quartos.

É melhor reservar o hostel com antecedência

Na nossa opinião é sempre melhor fazer a reserva em um hostel (ou hotel) com antecedência. Veja porque:

  • Preço: quanto mais cedo você reservar, maiores são as chances de conseguir tarifas mais baixas. As tarifas costumam subir à medida em que a ocupação do hostel também sobe. Se você deixar para fazer a reserva muito em cima da hora, os preços podem ficar mais altos. As tarifas encontradas online também costumam ser mais baixas do que as tarifas ofertadas na recepção do hostel naquele dia. Exceção: em cidades com pouca demanda ou durante a baixa temporada, pode ocorrer o inverso: as tarifas podem cair no mesmo dia, em geral à noite, em uma espécie de liquidação de quartos vazios.
  • Disponibilidade: principalmente em cidades que têm uma grande demanda, os quartos se esgotam semanas ou meses antes. Também é assim durante alta temporada (verão, férias, etc) e em dias de feriados importantes, principalmente no Réveillon. Fins de semana (sexta e sábado) são sempre mais procurados.
  • Quartos / dormitórios melhores: reservando com antecedência você terá mais opções de quartos ou dormitórios para escolher. Uma prática comum em hostels é dar um upgrade ao hóspede quando há disponibilidade, ou seja, oferecer um quarto melhor sem custo adicional. Isso acontece porque o hostel tem a esperança de ganhar um bom review nos sites de reserva online ou nas redes sociais. Mas isso é uma exceção e depende somente da vontade do próprio hostel. Então o melhor é não contar com isso.

Como reservar um hostel, passo a passo:

Reservar um hostel online é a maneira mais segura e garantida. Seja no seu computador, smartphone ou tablet, siga os passos abaixo:

1. Visite um site de reservas de hostels

Qual o melhor site para fazer reservas em hostels? Há vários sites confiáveis que você pode usar. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Na nossa opinião, os melhores sites para reservar um hostel são:

Booking.com

O Booking é um dos sites de reservas mais populares atualmente e não é para menos. O Booking.com negocia preços e ofertas exclusivas diretamente com cada hostel, hotel ou pousada, o que garante preços melhores. Além disso, o Booking não cobra taxa de reserva, como fazem outros sites.

O melhor site para reservar um hostel é o Booking.com.
O melhor site para reservar um hostel é o Booking.com.

Por causa da popularidade, muitos usuários do site postam as suas avaliações sobre cada hostel, o que ajuda muito na hora de escolher um bom hostel. Dá pra ver fotos em alta resolução e o processo para reservar é simples e rápido. Além de hostels, no Booking você também encontra hotéis e pousadas, se você preferir.

Na nossa opinião, o Booking é atualmente o melhor site para buscar, pesquisar e reservar um hostel. Por isso, o Booking é o nosso site de reservas preferido e é o que nós recomendamos aqui no MeuHostel.

Visite a página do Booking aqui e veja como é fácil reservar um hostel. Ou experimente fazer uma busca usando o formulário abaixo.



Booking.com

Hostelworld.com

O Hostelworld foi o primeiro website a oferecer um serviço de reservas exclusivo para hostels, lá atrás, em 1999. Para fazer uma reserva pelo Hostelworld, você necessariamente terá que pagar um depósito que varia de 13 a 17% do valor total no momento em que você fizer a reserva. Além disso, eles cobram uma taxa de reserva (em torno de 2 dólares) se você não for cadastrado no site deles.

Embora o Hostelworld tivesse sido idealizado para reservar exclusivamente hostels, hoje o site também faz reservas em hotéis de baixo custo, principalmente em lugares onde há poucos hostels operando. Mas se você viajar para algum lugar onde há poucas opções de acomodações, é melhor usar o Booking, que tem uma variedade de acomodações muito maior que o Hostelworld.com.

Hostels.com e Hostelbookers.com

Hostels.com e Hostelbookers.com hoje fazem parte do mesmo grupo do Hostelworld.com e as mesmas regras do Hostelworld valem para esses dois sites. Hostelworld tem milhares de sites afiliados. Muitos sites que oferecem serviços de reservas de hostels na verdade direcionam os seus usuários para a página de reservas do Hostelworld.

2. Pesquise e escolha o seu hostel preferido

Quando você abrir a página do site de reservas, entre o nome da cidade ou localidade para onde vai viajar, as datas e o número de pessoas que vão estar viajando. Na página seguinte, se você estiver reservando pelo Booking, vá até o Tipo de Propriedade e selecione Hostels (ou Albergues). Uma lista de hostels com quartos disponíveis aparecerá na sua tela.

Antes de escolher e reservar um hostel, revise as opções listadas e escolha o hostel que melhor se encaixa na sua viagem e no seu bolso. Há vários fatores a considerar na hora de escolher o melhor hostel para a sua estadia. Nós explicamos como escolher um hostel nesse post.

Nós do MeuHostel também fazemos reviews dos melhores hostels das cidades mais procuradas pelos brasileiros no Brasil e no exterior. Veja mais na nossa página de Reviews.

Quando selecionar o hostel desejado, preste atenção nos tipos de quartos disponíveis bem como nas tarifas de cada quarto. Se nenhum tipo de quarto aparecer como opção para as datas que você indicou, isso quer dizer que infelizmente o hostel está sold out, ou seja, não há quartos disponíveis. Procure por outro hostel ou modifique as datas se for possível. Se não houver hostels disponíveis, experimente selecionar outro tipo de acomodação, como hotel ou pousada.

Escolha o tipo de quarto que você quer reservar no hostel: compartilhado ou privativo.
Escolha o tipo de quarto que você quer reservar no hostel: compartilhado ou privativo.

3. Preencha os seus dados

Preencha todos os campos do formulário de reserva com os seus dados. Além dos seus dados pessoais como nome, endereço e email, você também precisará entrar os dados do cartão de crédito. Veja o próximo passo.

4. Faça o depósito

Você não terá que pagar pela sua estadia agora. O pagamento deverá ser feito diretamente no hostel, no momento em que você realizar o seu check-in. Porém, para garantir a sua reserva, o site poderá exigir que você page um depósito e para isso lhe pedirá os dados do cartão de crédito.

Esse depósito será descontado do valor total da hospedagem quando você efetuar o pagamento na recepção do hostel. Dependendo do hostel e dos pacotes oferecidos, você poderá também pagar tudo antecipadamente, em troca em um preço mais acessível (e muitas vezes não reembolsável).

Os websites que mencionamos acima são seguros para transações com cartões de crédito.

Quando você for reservar o hostel, preencha os seus dados e pague o depósito, se for o caso.
Quando você for reservar o hostel, preencha os seus dados e pague o depósito, se for o caso.

5. Aguarde a confirmação

Assim que a reserva for confirmada, um email de confirmação será enviado a você, contendo os dados da sua reserva e o valor que deverá ser pago diretamente ao hostel, quando você fizer o check-in. Imprima este email de confirmação e traga com você, ou salve a confirmação no seu smartphone. No email de confirmação você também vai encontrar toda a informação de contato do hostel bem como as instruções sobre como chegar até ele.

Como cancelar ou modificar a sua reserva no hostel

Cada hostel tem a sua própria política de cancelamento. A maioria exige que você avise o hostel pelo menos 24 a 72 horas antes da data do check-in. Se você pagou um depósito online, em geral, não há ressarcimento, mesmo que você cancele a sua reserva com antecedência.

Para cancelar ou modificar a sua reserva, você deverá entrar em contato com o hostel diretamente, por email ou telefone. Em geral, hostels cobram o valor de uma noite da sua estadia se você cancelar após a data limite de cancelamento que eles estipularam.

Reservando um hostel na última hora

Talvez as datas da sua viagem sejam flexíveis, talvez você prefira viajar sem fazer muitos planos. Conseguir um hostel na última hora sem reservar antes não é impossível. Ajuda muito se você viajar para um destino que não seja dos mais procurados, ou se você vai se hospedar no meio da semana ou fora da alta temporada.

Cada dia mais turistas usam o celular para fazer suas reservas. Além disso, mais da metade dos turistas reservam dentro do período de sete dias anteriores à chegada. Hostels e hotéis sabem disso. Dependendo da temporada e da demanda por quartos, o hostel pode oferecer um desconto especial de última hora. É um risco que o viajante corre, mas ele pode acabar conseguindo um quarto melhor com uma tarifa mais baixa.

Se você precisa de um quarto no último minuto e não encontrou nenhum hostel disponível no Booking, uma outra alternativa é o HotelTonight. Nele você não vai encontrar muitos hostels, mas com certeza vai ver muitas promoções de última hora para quartos de hotéis da região.

Quer saber mais sobre os hostels? Veja tudo aqui.

E você? Tem alguma dúvida sobre como reservar um hostel? Tem alguma dica pra compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo e ajude alguém a fazer a sua reserva sem dores de cabeça!

Vai viajar?

Use o nosso
CHECKLIST DE VIAGEM

Inscreva-se para receber as nossas DICAS DE VIAGEM no seu email semanalmente. BÔNUS: Ao se inscrever, nós lhe enviaremos grátis o nosso CHECKLIST DE VIAGEM pra você não se esquecer de nada na hora de fazer as malas.

Alguma coisa aqui não está certa. Por favor tente de novo.